9 de fevereiro de 2012

Presente no presente



Por Miila Derzett (entrevista Madu Cabral, ilustrações de Huan Gomez)
A prática de Yoga restaurativa quer que você seja feliz no agora. Parece muita pretensão, não é? Mas é bem simples. A fórmula é a seguinte: você faz o movimento inverso da coletividade e assim consegue diminuir o ritmo frenético e observar a si mesmo, diminuindo sua velocidade e deixando o mundo passar por você. Consegue diminuir seus ritmos: da mente, da respiração, do coração e suspira, finalmente. Um suspiro de “como eu andava nas nuvens, agitado, insatisfeito e aqui, no presente, sinto-me… perfeito”.
É assim que funciona. Você descansa, às vezes, dorme um sono restaurativo, você descansa músculos e ossos em posturas de Yoga, com auxílio de acessórios, e assim cura dores que estavam presentes num cantinho do seu corpo por meses. Tudo o que seu corpo ansiava era um momento DESTINADO a descansar corpo e mente e não somente “dormir” tarde da noite por exaustão ou tomar remédios para tratar dos sintomas.
Sentindo seu corpo entregue e sua mente mais calma, você dá espaço para que as sementes da compaixão floresçam em você: compaixão pelo mundo, pelas pessoas que sofrem por sua felicidade, compaixão por você quando errou tentando acertar, compaixão pelo inimigo que acaba virando o amigo que nos permite a evolução. Assim, aos poucos, como em um quebra- cabeças, você restaura parte a parte, corpo a corpo até chegar a um nível de tranquilidade e satisfação espiritual no qual os pensamentos e as palavras sejam naturalmente mais pacíficos.
Qual o efeito?
Paz, tranquilidade que vem de dentro, sorriso que vem do coração, suspiros, olho que brilha, fazer as pazes, perdoar quem deve ser perdoado, diminuição da ansiedade, da “coisa” no peito, calma, paciência, criatividade, entusiasmo, qualidade do sono, ânimo, permissão para sentir o estado de felicidade já presente há tanto tempo.
A prática de restaurativa é apaixonante. Tenho carinho por todas as posturas, mas gostaria de deixar aqui uma sequência de três asanas, para que seja praticada ao pôr do sol, na praia, na sala, no gramado, onde você estiver agora.
POSTURAS
Viparita – Ótima para as longas caminhadas durante as férias. Vamos elevar as pernas na parede descansando costas no chão, braços ao lado com suporte confortável para pescoço e cabeça. Sempre traga uma almofadinha para os olhos. Tempo: 10 a 15 minutos. Variação: pernas na cadeira.
Torção – Alonga a coluna, libera a lombar de tensões e desintoxica, quando promove uma torção dos órgãos internos. Traga um travesseiro ou almofada retangular para dar suporte ao seu tronco. As pernas dobradas ficam em um ângulo de 90° com a almofada. Pode-se usar uma mantinha entre joelhos e calcanhares. Tempo: 25 minutos. Repetir a postura para o outro lado.
Savasana – Deite-se de costas. Leve a almofada para dar suporte aos joelhos e traga a manta para dar conforto ao pescoço e cabeça. Leve toda a atenção a sua respiração. Tempo mínimo: 15 minutos. Até o momento que você despertar.
Cursos Relacionados:
Aulão Beneficente de Yoga Restaurativa
Data: 10/02 as 19hrs
Curso Básico de Yoga Restaurativa
Data: 11/02 das 8h00 as 18h00
Local: Dharma Shala (SP)
Infos: (11) 8606-1853 / 7308-2350
Sobre Miiila Derzett
Formação em Hatha Yoga com Marco Shultz Simplesmente Yoga
Formação em Yoga Integrativa com Joseph e Lilian Le Page
Terapeuta Ayurveda pelo Centro de Medicina Indiana RJ
Especialização em Prana Flow Yoga com Shiva Rea San Francisco/ USA
Formação em Relax and Renew com Judith Lasater Nova York / USA
Formação em Advanced Therapeutics Restorative Yoga com Judith Lasater Londres / USA
Assistente Judith Lasater no Canadá e Londres
Curso de Psicologia Budista com Vitor Caruso e Dr Enio Burgos
Iniciada por Thich Nhat Hanh em The Five Mindfulness Trainning Colorado / USA
Administra True Love Yoga desde 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde. Sua mensagem será postada em breve!

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.