9 de fevereiro de 2012

Relaxamento e Saúde


PUBLICADO EM



Por Miila Derzett (entrevista e edicão de Madu Cabral / ilustrações de Huan Gomez)
Iludidos com a promessa de que a felicidade se compra ou se adquire em forma de bens materiais, segurança, diplomas ou medalhas, estamos sempre desafiando a nós mesmos. Seja pelo uso desenfreado de nosso corpo mental ou de nosso físico. O resultado é a doença do milênio: o estresse.
Herbert Benson MD, em 1975, escreveu um livro que hoje é referência na literatura sobre estresse The Relaxation Response que traz um conteúdo riquíssimo sobre o relaxamento e suas consequências. O americano já apontava, há quase quatro décadas, que sem um sono reparador e momentos de busca espiritual e autoconhecimento estaríamos fadados a diversas doenças derivadas da fadiga, cansaço e agitação, como a depressão, pânico, pressão alta. O problema não é ter objetivos, metas e sonhar, mas fazer muitas coisas ao mesmo tempo como se o corpo e a mente nunca necessitassem de um alimento sadio, de momentos de meditação e reflexão, ou seja, de purgação e limpeza. Se não temos tempo para sequer respirar com atenção plena, porque estamos sempre atrasados e nunca há tempo suficiente, imagine o restante. Teremos tempo para brincar com nossos filhos? Para almoçar e sentir o sabor dos alimentos? Tempo para escutar com atenção aquele que amamos?
Esta é a era da corrida atrás do que está fora. Mas mesmo assim, ao mesmo tempo, percebemos um grande movimento ao retorno para dentro de casa: o coração de sua alma e o que realmente mantém acesa a chama da busca, seja por uma resposta, seja por Deus ou pela felicidade. Judith Lasater, mestre em Yoga Restaurativo, sempre alerta em seus cursos: “dizer que não há tempo é simplesmente tentar justificar uma não realidade. Se estamos sempre reclamando do tempo, talvez tenhamos sim muitos compromissos na agenda. Eu acredito que o chamado pelas doenças, perdas, desastres naturais acaba por criar um sofrimento onde o homem é obrigado a ausentar-se da busca pelo material e mergulhar dentro de si”.
Na vida real
Foi assim comigo: há sete anos, fui diagnosticada com linfoma não-Hodgkin nos ossos e foi somente assim que parei e criei, forçadamente, mas com entrega, um momento sabático para entender o que eu queria ser e sentir nesta vida. Foi quando descobri que a palavra chave era o amor, ensinada com muito carinho pelo Professor Hermógenes. Aliás, é o guru que, em recente entrevista à Revista Prana Journal, afirmava que “dormir” é uma das coisas que ele mais gosta de fazer. Ou seja, entregar-se na postura do cadáver para amaciar o ego, diminuir cada vez mais o personagem e dar espaço para a luz entrar.
Prática para começar a criar tempo e espaço para entrega
Supta Badha Konasana – No início pode causar um desconforto, porque você irá abrir o peito, entregar-se literalmente, abrir o coração no meio do peito (anahata chakra). Para alguns pode ser um grande desafio ficar, de certa forma, exposto e desprotegido. Mas você não estará, pois estará aberto ao céu, confiando na proteção divina.
Sente-se na ponta do bolster que estará paralelo ao mat. Coloque um bloquinho abaixo do bolster para dar altura para a cabeça, deixar o coração mais alto que a pélvis. Pés tocando-se, planta com planta, joelho para os lados. Coloque almofadas (idênticas) debaixo dos joelhos. Lembre-se: nada de alongar virilhas, você deve relaxar. Braços soltos aos lados, cubra-se no frio (deixe os pés quentinhos!) e almofadinha nos olhos. Tempo: 25 minutos. Cuidado com a lombar, caso sinta desconforto, diminua a altura entre seu quadril e o bolster com uma mantinha.
Side Savasana – Agora de lado, você digere os sentimentos da postura anterior. Deite-se de lado, na postura fetal. Qualquer lado. Use uma almofada como travesseiro, o bolster vai tocar suas costas provendo sensação de proteção, uma manta ficará entre seus joelhos e tornozelos e um rolinho no seu peito para que você possa abraçá-lo. Tempo: 25 minutos. Suspire e se entregue.
Cursos Relacionados:
Aulão Beneficente de Yoga Restaurativa
Data: 10/02 as 19hrs
Curso Básico de Yoga Restaurativa
Data: 11/02 das 8h00 as 18h00
Local: Dharma Shala (SP)
Infos: (11) 8606-1853 / 7308-2350
Sobre Miiila Derzett
Formação em Hatha Yoga com Marco Shultz Simplesmente Yoga
Formação em Yoga Integrativa com Joseph e Lilian Le Page
Terapeuta Ayurveda pelo Centro de Medicina Indiana RJ
Especialização em Prana Flow Yoga com Shiva Rea San Francisco/ USA
Formação em Relax and Renew com Judith Lasater Nova York / USA
Formação em Advanced Therapeutics Restorative Yoga com Judith Lasater Londres / USA
Assistente Judith Lasater no Canadá e Londres
Curso de Psicologia Budista com Vitor Caruso e Dr Enio Burgos
Iniciada por Thich Nhat Hanh em The Five Mindfulness Trainning Colorado / USA
Administra True Love Yoga desde 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde. Sua mensagem será postada em breve!

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.