7 de agosto de 2012

Savásana e seus benefícios I


Savásana e seus benefícios I

Por Milla Derzett

Os americanos utilizam a gíria Get a Life, que significa: “vá cuidar da sua vida”.
A última camiseta que eu comprei continha a seguinte frase: “Cuide de você”.
No retiro que fiz em Garopaba, um dos instrutores sugeria o uso de um espelho com a seguinte instrução: “vá se enxergar”.
O recado está dado. Sugestão na ação: larga esse espelho, deixa de lado a camiseta e os americanos com suas gírias e desiluda-se em Savasana(postura do cadáver), abrindo mão daquilo que precisa ir embora, dando espaço ao novo que anseia por um lugarzinho dentro de você. Cuide de VOCÊ.
Nos textos clássicos, encontramos diversas explicações sobre esta postura.
O Hatha Yoga Pradipika traz a seguinte descrição: “Permaneça estendido no solo com o rosto voltado para cima, como um morto (sáva); este ásana elimina o cansaço ocasionado por outros ásanas e proporciona descanso à mente.”
No Gheranda Samhita essa postura é considerada o ásana mais importante e o mais simples. Pode-se, no entanto, também considerar como o mais difícil, pois requer total relaxamento dos músculos e da mente.
B.K.S Iyengar diz que em savásana “treinamos e nos educamos para a arte da entrega, aprendendo a silenciar e aquietar-se.” E questiona: “Afinal, o que é a morte senão o estado de não existência e desapego dos estímulos sensoriais, ambos estados que experimentamos em savasana? É como se fosse um treinamento ao morrer, a entrega”
A literatura de Yoga Restaurativa da Mestre Judith Lasater ressalta:
“Se você não consegue tempo algum para fazer nada pela sua saúde, arranje tempo para praticar pelo menos essa postura.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde. Sua mensagem será postada em breve!

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.