7 de agosto de 2012

Savasana e seus benefícios II



Por Milla Derzett
A Yoga Restaurativa possui algumas variações de savasana (postura do cadáver). São mais de cinco e sugerem o uso de bolsters cadeiras, cintas e blocos.
No Ayurveda (medicina tradicional indiana) essa postura é indicada para o biotipo Vata (saiba mais AQUI).
Os desequilíbrios dos Doshas (biotipos do Ayurveda) sempre ocorrerão, em um primeiro momento, em Vata. Portanto, essa postura é bem-vinda para todos.
Minha sugestão é que mudemos o tempo de execução de Savasana com seus alunos.
Para pessoas com desequilíbrio no humor Vata, coloque alguns saquinhos de areia nas mãos, tornozelos, ombros. Tempo de permanência na postura: 25 minutos.
Pitta (saiba mais AQUI): Sugira que o aluno repouse o corpo sobre blocos, ou solicite que a pessoa deite sobre o lado direito do corpo, o que acalma e beneficia o sistema digestivo.
Kapha (saiba mais AQUI): diminua o tempo de duração da prática do savasana (nunca menos de 15 minutos). Eleve as pernas do aluno, nada de muito conforto.
Os benefícios da postura, de acordo com Judith Lasater, incluem: diminuição da pressão arterial e batimentos cardíacos, diminuição da tensão muscular, redução da fadiga, combate a insônia, aumenta a resposta imunológica, e auxilia no gerenciamento da dor crônica.
A permanência na postura precisa ser de, no mínimo, 15 minutos para que você relaxe e atinja o sistema nervoso central.
A prática pode levá-lo a desiludir-se ao perceber atitudes e pensamentos automáticos. Emoções que andavam estagnadas em você, valores e credos que não fazem mais parte do seu presente, dores, rancores que precisam ir embora de vez são revistos durante a prática.
Mas tranquilize-se, pois o professor Hermógenes diz que desiludir-se é algo bom, significa que você deixou de ser um iludido, e que devemos festejar, ao invés de entristecer.
“O homem não tem poder sobre nada enquanto tem medo da morte. E quem não tem medo da morte possui tudo”. (Léon Tolstoi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde. Sua mensagem será postada em breve!

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.